Voltar

Blog

O Que é a Contabilidade Digital: Benefícios e Como funciona

A contabilidade digital refere-se à criação, transferência, gerenciamento e armazenamento de informações financeiras em formato eletrônico. Envolve o uso de soluções de software para digitalizar e automatizar muitos dos processos manuais que os contadores lidam regularmente.

Se pequenas empresas contam com sistemas simples ou até gratuitos, para gestão financeira e contábil, lidando com documentações, obrigações legais e cálculos que fogem do seu conhecimento básico; correm riscos de acabar declarando informações erradas.

 

Enquanto isso, alguns escritórios de contabilidade oferecem serviços de amplo acesso, baixo custo e péssima qualidade.

 

A Contabilidade Digital vem para quebrar paradigmas, e romper as barreiras, oficializando um modelo de negócios virtual, aproveitando todas as vantagens da tecnologia e estreitando a relação entre contador e empresário.

 

Além é claro de garantir uma melhoria significativa na segurança e na qualidade dos serviços prestados, automatizando processos e otimizando tempo e recursos financeiros.

 

A Contabilidade

 

Certamente o que vem à sua mente quando você pensa em um escritório de contabilidade são, pessoas trabalhando em meio a papéis, máquinas de calcular, documentos impressos indo e vindo e processos burocráticos, Mas você está enganado.

 

A Contabilidade e seus processos burocráticos, fazem e sempre fizeram parte do dia a dia de toda empresa, independentemente do seu porte ou do segmento. 

 

No entanto, esse setor se modernizou (muito) e, hoje, atua de uma forma totalmente diferente.

 

A contabilidade digital, por exemplo, consiste na otimização dos serviços contábeis, por meio da utilização da internet e de sistemas próprios para esse setor.

 

Graças ao conceito de contabilidade digital, os processos passaram a ser bem mais eficientes, tanto para as empresas quanto para os contadores que as acompanham.

 

Entre as principais vantagens estão o aumento da produtividade, automação de diversas tarefas, redução de custos e diminuição de erros, que garantem uma eficiência e otimização de tempo.

Mas os benefícios da contabilidade digital não se resumem a esses. Continua aí, que eu vou te explicar porque esta é a melhor contabilidade para a sua empresa.

 

O que é contabilidade digital? 

 

Desde 2015 a contabilidade digital foi aceita como uma categoria da Contabilidade, abraçando as novas gerações de profissionais, empresas e clientes que têm na internet um meio de trabalho mais eficaz.

 

Contabilidade digital pode ser definida como o uso da tecnologia a favor dos serviços contábeis, de modo que contribua para a sua otimização e automação.

 

A contabilidade digital utiliza a internet e softwares online que contribuem para que os processos contábeis se tornem mais rápidos, dinâmicos e seguros.

 

Desta forma, o uso da inteligência artificial e a análise de dados fornecem aos contadores mais precisão ao executarem as suas tarefas, diminuindo ou até eliminando a chance de erros.

 

Enquanto algumas pessoas ainda insistem no modelo de trabalho que consiste em grandes arquivos físicos, planilhas e muito papel, os contadores digitais têm no ambiente virtual o apoio que precisam para guardar, documentar, acessar e compartilhar informações contábeis da empresa.

 

Inclusive com integração a sistemas para emissão de notas fiscais eletrônicas, por exemplo.

 

Qual o objetivo da contabilidade digital? 

 

A contabilidade digital nasceu da percepção da necessidade de processos mais simples, rápidos e seguros, compatíveis com a realidade das empresas atualmente.

 

O principal objetivo da contabilidade digital é tornar os processos contábeis como a comunicação e informação, mais ágeis e seguros.

 

O uso da internet, além de aproximar as pessoas, também permite que você contrate um profissional qualificado para a sua empresa, mesmo que ele more a quilômetros de distância.

 

Isso porque a contabilidade digital prevê acesso em tempo real a todas as informações, já que deve contar com sistemas integrados à empresa, de forma que a transmissão de dados seja feita de forma automática.

 

O uso da internet também permitiu que os famosos “malotes” fossem eliminados.

 

Desta forma, com todos os processos realizados de modo online, a resposta do contador ao cliente é muito mais rápida.

 

O que exclui a chata experiência de ter que se dirigir ao escritório contábil e aguardar atendimento para solucionar os problemas da sua empresa.

 

A contabilidade digital tem como principais objetivos, diminuir as barreiras entre contador e empresa, uma vez que a comunicação passa a acontecer em tempo real.

 

Agregar mais valor ao cliente da contabilidade, reduzir o tempo na entrega dos serviços, reduzir as chances de falhas e oferecer atendimento das legislações de maneira mais precisa e eficiente.

 

Como funciona a contabilidade digital? 

 

Como você deve estar imaginando, a contabilidade digital funciona com base na internet e em soluções tecnológicas que atendem a esse segmento.

 

Por meio de sistemas específicos, tais como ERPs, que são softwares que promovem a integração de diferentes sistemas, os contadores têm acesso fácil e rápido a todas as informações que precisam dos seus clientes.

 

Esses, por sua vez, também utilizam essas soluções para enviar aos profissionais todos os dados referentes à contabilidade do seu negócio.

 

Com isso, ambos os lados têm acesso fácil aos mais diferentes dados, podendo consultar, exportar ou enviar documentos, e realizar diversos outros processos.

 

Quais são as vantagens da contabilidade digital?

 

Alguns dos principais benefícios da contabilidade digital estão listados abaixo.

 

1. Otimização tempo e melhorando a produtividade

As soluções de contabilidade digital eliminam grande parte do trabalho manual envolvido nas operações de um contador, desde a entrada de dados até a geração de relatórios e tudo mais.

 

Isso permite que os contadores economizem tempo e se concentrem em tarefas mais analíticas e orientadas por insights.

 

2. Precisão e escalabilidade dos dados

As soluções digitais são mais confiáveis ​​do que as práticas contábeis tradicionais. As pessoas são propensas a cometer erros, enquanto o software fornecerá dados precisos com muito mais consistência.

 

Outra coisa a considerar é que começar com práticas contábeis manuais pode ser bom para uma pequena empresa, mas à medida que cresce, suas necessidades mudam. Uma solução de contabilidade digital oferece melhores oportunidades de dimensionamento com base nas necessidades da empresa.

 

3. Segurança aprimorada

Os ataques cibernéticos estão se tornando mais comuns, e é por isso que a segurança dos dados deve ser parte integrante de cada negócio.

 

A maioria das soluções de contabilidade oferece um alto nível de segurança, desde restrições de acesso e criptografia até backups regulares e armazenamento em nuvem. Com essa solução, os dados de uma organização ficam bem protegidos e ainda disponíveis em caso de falha do sistema ou violação de dados.

 

4. Acesso remoto

O software de contabilidade baseado em nuvem tem o benefício de ser acessível de qualquer lugar, em todos os dispositivos.

 

Isso fornece uma maneira muito mais eficiente de trabalhar e é particularmente conveniente em caso de falha do sistema. Os usuários podem simplesmente fazer login em um computador diferente e continuar seu trabalho.

 

5. Análise e aconselhamento em tempo real

A maioria das soluções digitais fornece algum tipo de insights e análises, tornando muito mais fácil criar relatórios e identificar tendências.

 

Muitas vezes, esses dados são fornecidos em tempo real, para que os contadores possam tomar decisões de negócios ainda mais rápidas.

 

6. Integração e sincronização

A integração de um programa de contabilidade com outras ferramentas de negócios significa que eles podem se atualizar em tempo real ou sob demanda pela sincronização automática dos dados.

 

Isso reduz significativamente o trabalho manual e garante que os dados estejam sempre atualizados em todas as plataformas.

 

Como escolher um serviço de contabilidade digital?

 

Aqui vão algumas dicas para que você consiga fazer a melhor escolha na hora de encontrar uma contabilidade digital para a sua empresa.

 

  • Certifique-se de que o escritório de contabilidade está devidamente regularizado;

  • Analise a sua atuação dos profissionais envolvidos, tempo de atividade, número de clientes atendidos e peça referências se possível;

  • Questione como eles garantem a segurança dos seus dados e dos dados da sua empresa;

  • Leve em consideração todos os serviços e soluções oferecidos pelo escritório e não apenas o valor cobrado;

  • Constate se há suporte à sua disposição, que possa ser usado sempre que você precisar.

 

Como migrar para a contabilidade digital? 

 

Você gostou dos serviços oferecidos e das oportunidades que a contabilidade digital oferece para a sua empresa e que migrar para este novo modelo de contabilidade? 

 

Saiba que você pode trocar de contador a qualquer hora e por qualquer motivo, você pode entender isto melhor neste artigo:

 

Com isso em mente, para migrar para uma contabilidade digital, você deve:

 

  • Buscar por escritórios contábeis que atuam dessa forma e analisar qual atende melhor às suas necessidades;

  • Verificar os serviços que são oferecidos, como eles podem agregar valor para a sua empresa e facilitar o seu dia a dia;

  • Uma vez escolhida a contabilidade digital, treinar a sua equipe para atuar em parceria com essa empresa.

 

 

Caso ainda tenha restado alguma dúvida, ou você queira entender este processo de maneira mais direta, você pode entrar em contato com a Ferreira Contabilidade Digital.

 

Para isso você pode nos chamar através do WhatsApp e falar diretamente com um contador clicando no botão “fale com um contador” disponível no final deste artigo.

 

Ou voltando a página inicial e acessando este mesmo botão disponível no cabeçalho da página.

 

Será uma honra responder a todas as suas dúvidas.

 


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Política de Privacidade

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Ferreira - Contabilidade Digital