Voltar

Blog

Como pagar menos Imposto de Renda?

O Imposto de Renda é uma maneira do Governo Federal recolher dinheiro para o financiamento dos gastos públicos. Portanto, todos os anos, pessoas físicas e jurídicas que possuem rendimentos, precisam fazer a declaração de IR. 

 

No entanto, muitas pessoas ficam preocupadas com o valor do IR que precisam pagar. Mas, a boa notícia é que existe formas legais de reduzir o valor dos impostos. Quer saber quais? Leia nesse artigo.

 

Guarde comprovantes e notas fiscais

Existem despesas que podem ser deduzidas do Imposto de Renda, mas, é preciso reunir todos as notas e recibos que comprovem os seus pagamentos. Confira quais despesas são dedutíveis: 

 

  • despesas médicas (exames, consultas, cirurgias, custos hospitalares ou outros procedimentos);
  • despesas com educação (mensalidades de escolas, faculdades ou cursos);
  • despesas com dependentes (filhos, cônjuges ou pais que dependem da sua renda);
  • despesas com pensão alimentícia (se for ordenado por um juiz);
  • despesas com planos de previdência privada.

 

Contribuições para o INSS

De modo geral, as contribuições para o INSS são declaradas em lugares diferentes, podendo ou não serem deduzidas. Desse modo, é necessário verificar como esse pagamento foi feito e também o total de rendimentos do contribuinte no período.

 

Fundos de Investimento Imobiliário (FII)

Os FIIs são isentos de Imposto de Renda para os investidores com até 10% das cotas do fundo. Inclusive, os lucros obtidos com FIIs também são livres de IR.

 

Planos de previdência privada

Um dos planos de previdência privada, o Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), oferece a possibilidade de descontar 12% da renda bruta anual no Imposto de Renda.  

 

Ações que pagam dividendos

A isenção de Imposto de Renda de dividendos existe desde 1995. Como as empresas já são tributadas sobre esses lucros, os acionistas não precisam pagar novos impostos sobre esses valores obtidos com os dividendos.

 

Investimento em projetos culturais

É possível deduzir até 6% (para pessoas físicas) e 4% (para pessoas jurídicas) do valor do IR ao investir em projetos culturais aprovados pelo governo, utilizando a Lei de Incentivo à Cultura.

 

Investimento em projetos esportivos

Da mesma maneira dos projetos culturais, também é permitido a dedução do Imposto de Renda em projetos ligados ao esporte. Para pessoas físicas, pode ser deduzido 7% do IR e para pessoas jurídicas, 2%.

 

Conclusão

Em suma, é importante lembrar que todas essas dicas que citamos varia conforme a renda e as despesas de cada pessoa. Então, comece agora mesmo a organizar todos os documentos necessários para a declaração.

 

Aliás, o prazo para envio da declaração de Imposto de Renda de 2023 já começou e vai até o dia 31 de maio. Fique atento com suas obrigações fiscais e evite problemas no futuro.

 

Nós, da Ferreira Contabilidade Digital, estamos disponíveis para cuidar da sua declaração de Imposto de Renda, com transparência e honestidade. Invista o seu tempo em coisas que você realmente gosta e deixe a parte burocrática conosco! 

 


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Política de Privacidade

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Ferreira - Contabilidade Digital