Voltar

Blog

COMO DECLARAR IMPOSTO DE RENDA SENDO INVESTIDOR?

Você tem uma carteira de investimentos, como ações na bolsa de valores ou fundos imobiliários? Se sim, você sabe como fazer a tributação deles na declaração de Imposto de Renda? 

 

Para evitar surpresas desagradáveis, é melhor entender as regras com antecedência e planejar suas declarações fiscais de acordo. Quer saber mais? Leia este artigo.

 

Como declarar a renda de investimentos?

 

A renda de investimentos é tributada de acordo com diretrizes diferentes de outros tipos de renda. Geralmente, você precisa pagar impostos sobre ganhos de capital que obtém com sua carteira de investimentos. 

 

Dessa forma, os dividendos são tributados a uma taxa mais baixa do que outros tipos de renda (por exemplo, renda de emprego), porém, os ganhos de capital estão sujeitos à tributação de acordo com sua alíquota marginal de imposto.

 

Portanto, se você é um investidor, há algumas coisas para saber sobre como declarar renda de investimento em seus impostos.

 

Em primeiro lugar, se você receber qualquer receita de juros de seus investimentos, isso é considerado renda tributável e deve ser relatado em sua declaração de imposto de renda.

 

No entanto, se você vender qualquer investimento com fins lucrativos, poderá estar sujeito a impostos sobre ganhos de capital. Sendo assim, esses lucros são calculados com base na diferença entre o valor o de venda do investimento e o preço de compra original.

 

O pagamento do IR é via guia DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), emitido no site da Receita Federal.

 

Quais investimentos são isentos de imposto de renda?

 

  • LIG (Letra Imobiliária Garantida);
  • LCA (Letra de Crédito do Agronegócio);
  • CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários); 
  • CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio);
  • Debêntures Incentivadas;

 

Já o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é cobrado de pessoa física ou jurídica no momento do resgate da aplicação, ou seja, o IR já é descontado automaticamente. Veja quais investimentos se enquadram:

 

  • CDB (Certificado de Depósito Bancário);
  • LF (Letras Financeira);
  • LC (Letra de Câmbio);
  • LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • Fundos de Investimento;
  • Tesouro Direto.

 

Aliás, vale lembrar que apesar desses investimentos serem isentos de Imposto de Renda, é necessário incluí-los na sua declaração de IR, pois fazem parte do seu patrimônio.

 

Quais investimentos precisam ser declarados?

 

Ações: 15% de alíquota sobre lucro com a venda dos investimentos. Porém, se a venda de ações atingir mais que o valor limite de R$ 20.000 mensais, há isenção do Imposto de Renda.

 

Fundo de Investimento Imobiliário (FII): alíquota única de 20% sobre o lucro.

 

ETFs (Fundo de Índice): nos fundos de renda variável a alíquota é de 15% sobre o lucro em vendas tradicionais, e 20% quando for lucro vindo de operações day trade. Já os fundos de renda fixa têm alíquotas entre 15% e 25%.

 

5 dicas para declarar imposto de renda como investidor

 

1. Entenda os diferentes tipos de renda de investimento

Existem três tipos principais de renda de investimento: juros, dividendos e ganhos de capital. Cada tipo é tributado diferentemente, por isso, é importante saber em qual categoria seus investimentos se enquadram.

 

2. Organize documentos fiscais

Quando chegar a hora de declarar seus impostos, você precisará ter registros de todas as suas atividades de investimento do ano. Ou seja, preços de compra e venda, dividendos reinvestidos e quaisquer despesas relacionadas aos seus investimentos (como taxas de corretagem). Nesse sentido, manter bons registros facilitará muito a preparação de sua declaração de IR.

 

3. Saiba a diferença entre ganhos de capital 

Ganhos de capital são lucros em investimentos que você manteve por um ano ou menos, isto é, são tributados de acordo com sua alíquota normal de imposto de renda. 

 

4. Conheça as regras de tributação

Cada tipo de investimento possui uma tributação diferente, então, informe-se sobre as alíquotas incidentes sobre o tipo de investimento que você realiza para declarar o IR de maneira correta.

 

5. Não perca os prazos

De fato, a Receita Federal está sempre à procura de pessoas que não pagam seus impostos em dia. Portanto, certifique-se de saber quais são os prazos para preparar as documentações com antecedência e evitar penalidades. No ano de 2023, o prazo para a declaração começa em 15/03 e vai até 31/05.

 

Aplicativos, sites e cursos sobre IR para investidores

Existem sites e aplicativos para auxiliar na declaração de IR para investidores, como Grana Capital, Bússola do Investidor

 

O aplicativo Meu Imposto de Renda é oficial da Receita Federal, onde é possível preencher as declarações, informar receitas, consultar débitos e gerar a guia DARF.

 

No entanto, caso você prefira a ajuda de um profissional para declarar sua renda de investimento ou qualquer outro aspecto de seus impostos, a equipe da Ferreira Contabilidade Digital está preparada para lhe atender. 

 

Inclusive, se você gosta do mundo dos investimentos e deseja aprofundar-se sobre o tema, temos um curso sobre IRPF para investidores, de autoria de Hemilly Ramos, fundadora da empresa e especialista em contabilidade para investidores.

 

Por fim, os investimentos trazem um mar de possibilidades, mas, somente quem sabe navegar com sabedoria consegue chegar aos melhores destinos financeiros.


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Política de Privacidade

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Ferreira - Contabilidade Digital