Voltar

Blog

11 verdades e mitos sobre Imposto de Renda (IR)

A temporada de declaração do Imposto de Renda (IR) de 2023 começou! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a Receita Federal não quer arruinar a sua vida. Mas, é comum que nessa época do ano surjam dúvidas relacionadas ao assunto, por isso, é hora de saber alguns dos mitos e verdades sobre o pagamento de impostos. Continue lendo! 

 

1. Eu preciso pagar impostos sobre toda a minha renda? MITO.

 

Na verdade, existem várias deduções para reduzir a sua renda tributável. Quer saber quais? Veja logo abaixo:

 

  • gastos com despesas médicas (exames, consultas, cirurgias, custos hospitalares ou outros procedimentos); 

  • gastos com educação (mensalidades de escolas, faculdades ou cursos); 

  • gastos com dependentes (filhos, cônjuges ou pais que dependem da sua renda);

  • gastos com pensão alimentícia. (desde que seja ordenado por um juiz);

  • gastos com planos de previdência privada.

 

Portanto, antes de enviar a sua declaração de IR reúna todos os comprovantes com as despesas citadas e consulte se é possível quaisquer deduções.

 

2. A declaração de Imposto de Renda é complicada e demorada? MITO.

 

Embora a declaração de impostos pareça assustadora, há vários recursos disponíveis para simplificá-la. Inclusive, já existem muitos programas de software e aplicativos que oferecem instruções para facilitar esse processo. Um exemplo é o aplicativo oficial da Receita Federal, Meu Imposto de Renda.

 

3. Eu não ganho dinheiro suficiente, então não devo declarar o imposto de renda? MITO.

Infelizmente, isso não é verdade! Se você não ganhar dinheiro suficiente para atingir o limite de isenção de impostos, ainda é importante declarar a sua renda. No entanto, talvez você não precise pagar nenhum imposto sobre esses rendimentos.

 

4. Fazendo a declaração de Imposto de Renda nunca mais verei esse dinheiro? MITO.

 

Essa é uma frase clássica, mas, não é verdade. Mesmo declarando o IR, você pode ter direito à restituição do imposto, isto é, a devolução de parte do valor retido na fonte. Por isso, fique atento e acompanhe a sua declaração após enviá-la.

 

5. Como sou MEI, não tenho obrigação de declarar Imposto de Renda? MITO.  

 

De fato, em alguns casos, o MEI precisa declarar o Imposto de Renda. Apesar de a modalidade MEI ter outras regras específicas, não isenta o microempreendedor de prestar contas à Receita Federal. 

 

Você tem outras dúvidas sobre MEI? Leia aqui.

 

6. Preciso organizar os meus documentos antes de enviar a declaração? VERDADE.

 

Com certeza! Quando você organiza antecipadamente todos os seus documentos, a sua declaração de impostos será mais fácil e rápida. Por isso, já separe todas as informações sobre quaisquer investimentos, extratos bancários, comprovantes de renda e outras despesas.

 

7. O valor do imposto a ser pago é calculado com base na minha renda? VERDADE.

 

O valor dos impostos devidos é baseado em sua renda tributável. Sendo assim, é o valor total de sua renda após quaisquer ajustes e deduções terem sido feitos. 

Então, a alíquota de imposto aplicada à sua renda tributável dependerá da faixa de ganhos em que você se enquadra.

 

8. Tenho que pagar impostos sobre o dinheiro que ganho com a venda de coisas on-line? VERDADE.

 

De modo geral, sim — a menos que o item vendido seja considerado um ativo colecionável ou de capital. 

 

Se você vende itens on-line com frequência, é importante estar ciente que qualquer transação na sua conta é monitorada pela Receita Federal. Ou seja, se a sua demanda de vendas for muito alta e sem nenhuma formalização, há o risco de receber uma autuação da Receita Federal.

 

9. Tenho uma carteira de investimentos, preciso declarar no IR? VERDADE.

 

Se você possui investimentos em ações na bolsa de valores ou fundos imobiliários, por exemplo, é obrigatório a inclusão deles na declaração de IR. 

 

A renda sobre investimentos possui tributações diferentes, mas, para resumir, você deve pagar impostos sobre os lucros que obtém com essas aplicações. Saiba tudo sobre o assunto neste outro artigo.

 

10. Se eu não declarar o Imposto de Renda posso ganhar multa? VERDADE.

 

Sem dúvidas, a Receita Federal pode agir contra você ao não emitir a declaração de IR e não pagar os impostos sobre ela. Ou seja, existe o perigo de você receber uma multa e ficar com o CPF irregular.

 

11. O prazo para enviar a declaração de IR muda todo ano? VERDADE. 

 

Apesar de a data sofrer variação todos os anos, geralmente o prazo para enviar a declaração de Imposto de Renda começa entre março e abril. Portanto, preste atenção! Em 2024, o prazo de entrega começará no dia 15 de março e encerra em 31 de maio. 

 

Você não sabe por onde começar e precisa de ajuda para fazer a sua declaração de Imposto de Renda? A equipe da Ferreira Contabilidade Digital está preparada para lhe auxiliar. Inclusive, o escritório atende de maneira on-line para todo o Brasil. Entre em contato!


Voltar

Utilizamos cookies para sua melhor experiência em nosso website. Ao continuar nesta navegação, consideramos que você aceita esta utilização.

Ok Política de Privacidade

Política de Privacidade

Copyright 2024 - Todos os direitos reservados - Ferreira - Contabilidade Digital